O Aché é uma empresa 100% brasileira com mais de 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Londrina (PR) e participação na Melcon do Brasil (GO), no Laboratório Tiaraju (RS) e na Bionovis (SP), joint-venture brasileira dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos.
Possui um portfólio com 326 marcas em 804 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. Ao todo, são 142 classes terapêuticas e 25 especialidades médicas atendidas. Com a internacionalização, a empresa fechou acordo de exportação para 20 países das Américas, África e Ásia.
Com expressivos investimentos em inovação realizados nos últimos anos, o Aché é o único laboratório nacional a integrar o SGC (Structural Genomics Consortium), uma parceria internacional entre universidades, governos e indústrias para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos. Em novembro de 2017, o Aché inaugura o NILE (Nanotechnology Innovation Laboratory Enterprise), um laboratório de pesquisa em inovação incremental dedicado à pesquisa em nanotecnologia, o resultado da parceria com a empresa global Ferring Pharmaceuticals.
Em agosto de 2017, o Aché entrou em um novo segmento com o lançamento de Achevita, a linha de nutracêuticos do Aché, composta por vitaminas, minerais, ácidos graxos e bioativos concentrados para promover nutrição, prevenção e longevidade. Em 2018, a empresa iniciará a construção de sua primeira fábrica no Nordeste do Brasil.
Na 13ª edição do Prêmio Destaque Ascoferj, o Aché é finalista em duas categorias: Laboratório de Medicamentos Isentos de Prescrição e Laboratório de Marca de Referência. “É com grande satisfação que recebemos essa indicação, pois estar entre as empresas finalistas ao Prêmio Destaque Ascoferj é um reconhecimento especial a todos os 4,6 mil colaboradores do Aché, que se dedicam, diariamente, a garantir uma estratégia comercial acertada e alinhada às necessidades do ponto de venda”, diz Vânia de Alcântara Machado, diretora Comercial do Aché.
Em 2014, o Aché venceu na categoria Laboratório de Marca de Referência, levando o troféu Prêmio Destaque Ascoferj para casa pela primeira vez.