De acordo com dados apresentados pela Close-up International durante o lançamento da 14ª Edição do Prêmio Destaque Ascoferj, no início de maio, o Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior mercado do Brasil, representando 12% em vendas e movimentando R$ 8,2 bilhões. O período apurado é o MAT032019, ou seja, de abril de 2018 a março de 2019.
O Rio perde apenas para São Paulo, cuja representação é de 28%. Em terceiro vem Minas Gerais, com 10%. Em relação ao crescimento, no MAT032019, o Estado do Rio de Janeiro cresceu apenas 3%, ficando abaixo de São Paulo e Minas Gerais, que, nesse caso, ocupa a segunda posição.
Perfil dos associados da Ascoferj
Segundo informações da Close-up, o Estado do Rio de Janeiro tem 7.220 pontos de venda, que juntos faturam R$ 8,4 bilhões. Desses, 1.439 são associados à Ascoferj – farmácias de manipulação não foram incluídas na apuração –, com faturamento total de R$ 4 bilhões (47,3%).
Apesar de ter quase metade do mercado em vendas, a base de associados da Ascoferj representa 19,9% do mercado em pontos de venda, com uma grande concentração de farmácias independentes e grandes redes. Ou seja, ainda há muito para crescer.
Dos 1.439 pontos de venda associados, 44,1% são independentes; 44,1% são grandes redes; 6,5% são associativistas; 3% são pequenas redes; e 2,3% são médias redes.
Em vendas, as grandes redes associadas representam 74,7% do mercado, com faturamento de R$ 3 bilhões. Em segundo, estão as independentes, com 18,1% e faturamento de R$ 700 milhões. Pequenas redes e associativistas vêm em seguida, com 2,6%; e médias redes associadas com 2% do mercado.
Participação da Ascoferj por cidade
A Ascoferj está presente em todas as principais cidades do Estado do Rio de Janeiro. Segundo dados da Close-up, o município de Volta Redonda é líder no ranking, pois 71% do mercado é associado à Ascoferj. Em seguida, vem Cabo Frio (68%), Niterói (61%) e Nova Friburgo (55%). Na capital, 45% dos pontos de venda são associados. Por outro lado, em vendas, os associados da capital assumem a liderança nas vendas, com 51% do faturamento.
Outro dado interessante é que os pontos de venda associados à Ascoferj apresentam um alto perfil médio de venda em comparação aos não associados. O faturamento médio por ponto de venda associado é R$ 2 milhões, enquanto a média para não associados é de R$ 800 mil.
Em unidades, os pontos de venda associados também vendem mais, com uma média de 217 mil unidades por PDV, contra 65 mil unidades por PDV não associado.
“Os dados apresentados pela Close-up mostram a importância da Ascoferj para o Estado do Rio de Janeiro. Nossa base de associados está cada vez mais forte e, com o trabalho que estamos desenvolvendo, vamos crescer ainda mais. Somos um mercado com grande potencial de investimento pela indústria farmacêutica”, comentou o presidente da Ascoferj, Luis Carlos Marins.